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Protesto na sexta-feira na reunião do CONSUN pelo direito a voz nas formaturas e uso do Salão de Atos

quarta-feira, 21/04/10

Como já sabido por alguns enfrentamos, atualmente, dois problemas relacionados diretamente com nossos direitos de formandos. Um afeta apenas os formandos de 2010/2, a reforma do Salão de Atos – que poderia impedir que os formandos desse semestre utilizassem o Salão de Atos em suas formaturas (não estando descartada a possibilidade desses formandos terem que pagar por outro local). Quem liga para a Reitoria escuta que as formaturas serão feitas no Salão de Atos, porém, nenhuma resposta oficial da Reitoria é dada e não foram respondidos os vários ofícios enviados pelos DCE e por alguns DAs e comissões de formatura.

O outro problema afeta a todos é o fim dos agradecimentos individuais dos alunos nas formaturas da UFRGS. A decisão foi tomada pela Reitoria com o aval dos diretores de unidade. Um grupo de discussão foi criado pelo DCE para organizar uma resposta a essa questão e já conta com um grande número de alunos, na sua maioria formandos de 2010/1 e 2010/2. Foi organizado por esse grupo um documento contendo as propostas dos formandos, que está sendo entregue aos diretores de unidade, já foi enviado à Reitoria, e está sendo enviada em anexo. Além disso, foi criado um abaixo-assinado virtual que pode ser assinado em http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/5953

Por parte da Reitoria foi prometida uma reunião que deveria ter ocorrido até o dia 09 e que ainda não ocorreu nem tem prazo para que ocorra.

Dessa forma está sendo organizado na próxima sexta-feira, dia 23, um protesto no Conselho Universitário (CONSUN), órgão que conta com a presença de todos os diretores de unidade.

Resumindo:

O que: manifestação pelo agradecimento individual nas formaturas + uso do Salão de Atos em 2010/2

Quando: sexta-feira, dia 23, às 8:00 horas

Onde: Reitoria (Av. Paulo Gama 110)

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Mobilização dos estudantes é matéria da Rádio Gaúcha
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=111048&channel=232

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Proposta para cerimonial para as solenidades de colação de grau dos cursos de graduação presenciai

O documento referente à cerimônia de Colação de Grau, distribuído às comissões de formatura no dia 30 de março de 2010, apresenta importantes alterações nesta cerimônia.

Uma vez que os alunos não fizeram parte da discussão deste assunto e que estes são os principais interessados na cerimônia de Colação de Grau, queremos externar nossa posição.

Após uma analise cuidadosa deste documento, representantes dos diversos cursos desta Universidade e do Diretório Central dos Estudantes elaboraram uma proposta para a alteração de alguns de seus itens que, solicitamos, seja levada em consideração.

É importante destacar que a utilização do púlpito pelo formando, característica que torna ímpar a Colação de Grau desta Universidade, dá a oportunidade a cada formando de se expressar individualmente, reforçando a cultura de nossa instituição de respeitar as opiniões. Não diminui a formalidade da solenidade, mas traz emoção e sentimento à cerimônia, tornando-a única e especial.

A cerimônia tradicional destaca a pluralidade dos alunos desta Universidade e reflete a excelência e qualidade do ensino. Para os formandos e demais alunos, o momento da colação de grau representa uma grande conquista, muito importante e aguardada durante toda a sua vida. A continuidade dessa tradição é esperada pelos formandos, familiares, mestres e toda sociedade. Sendo assim, acreditamos que as mudanças propostas descaracterizariam a cerimônia de Colação de Grau da UFRGS.

Tendo em conta os argumentos acima apresentados, respeitosamente solicitamos:

1. Que seja mantida a chamada realizada pelos próprios formandos, seguindo critérios por eles estabelecidos – ordem alfabética ou de afinidade – com tempo total para cada formando de dois minutos, iniciados no momento em que o nome do formando é anunciado e contemplando o trajeto até a mesa, o recebimento do diploma e o discurso individual. Ao final do discurso individual, o formando deverá chamar o nome do próximo.

Lembramos que a produtora do evento pode controlar, juntamente com a equipe do Salão de Atos, o tempo de cada formando, e desligar o microfone ao fim do tempo estipulado. Os formandos também serão orientados a evitar o cumprimento a seus colegas no momento da sua chamada, para tornar o trajeto mais rápido.

2. Que o discurso do orador, ou oradores, da turma tenha tempo máximo de dez minutos.

3. Que seja estipulado um tempo máximo para os discursos do paraninfo, do diretor da faculdade e do Reitor ou seus representantes. Cada autoridade teria entre 10 a 15 minutos de tempo para discursar.

Ressaltamos que essas medidas visam reduzir o tempo das cerimônias de formatura.

4. Que o diploma possa ser entregue por parente próximo formado no mesmo curso do formando. Quando o aluno for chamado, o parente já deve estar posicionado na entrada do palco. O aluno que optasse por receber seu diploma do parente próximo não teria direito a tempo de púlpito para agradecimentos, de modo que o próximo formando seja chamado pelo assistente administrativo.

5. Que, enquanto o formando caminha até o púlpito, seja tocada uma música de sua escolha e que, durante o agradecimento, sua imagem seja projetada no telão.

Ficam proibidas palavras de baixo calão durante o discurso ou quaisquer manifestações que venham a prejudicar a imagem da Universidade e da Faculdade;

As comissões de formatura se responsabilizam pela orientação aos formandos quanto ao tempo máximo e teor do discurso;

Cada formando se compromete a assinar um termo de responsabilidade individual, se comprometendo a contribuir com o bom andamento da formatura.

Certos de podermos contar com o apoio de nossos diretores de unidades e da Reitoria da UFRGS, não excluindo a possibilidade de buscarmos a consecução nossos objetivos por outras vias, abaixo assinamos,

Comissão de formatura de Administração

Comissão de formatura de Agronomia

Comissão de formatura de Arquitetura

Comissão de formatura de Biologia 2010/1

Comissão de formatura de Biologia 2010/2

Comissão de formatura de Ciências Contábeis e Atuariais 2010/01

Comissão de formatura de Ciências Econômicas

Comissão de formatura de Ciências Sociais 2010/1

Comissão de formatura de Ciências Sociais 2010/2

Comissão de formatura de Comunicação Social

Comissão de formatura de Educação Física 2010/1

Comissão de formatura de Enfermagem

Comissão de formatura de Engenharia Civil 2010/1

Comissão de formatura de Engenharia de Materiais

Comissão de formatura de Engenharia de Minas

Comissão de formatura de Engenharia Elétrica

Comissão de formatura de Engenharia Mecânica

Comissão de formatura de Engenharia Metalúrgica

Comissão de formatura de Engenharia Produção

Comissão de formatura de Engenharia Química

Comissão de formatura de Estatística

Comissão de formatura de Farmácia ATF 2010/1

Comissão de formatura de Farmácia ATF 2010/2

Comissão de formatura de Geografia

Comissão de formatura de Geologia

Comissão de formatura História 2010/1

Comissão de formatura de Letras

Comissão de formatura de Medicina ATM 2010/1

Comissão de formatura de Medicina ATM 2010/2

Comissão de formatura de Medicina 2011/1

Comissão de formatura de Medicina Veterinária ATMV 2010/1

Comissão de formatura de Medicina Veterinária ATMV 2010/2

Comissão de formatura de Odontologia

Comissão de Formatura de Pedagogia/Educação 2010/1

Comissão de formatura de Psicologia 2010/2

Comissão de formatura de Relações Internacionais 2010

Diretório Central dos Estudantes Gestão DCE Livre

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