h1

DCE da UFRGS presta solidariedade pela celebração do Dia do Holocausto

quarta-feira, 21/04/10

As entidades representativas da comunidade judaica do Rio Grande do Sul ganharam um apoio de peso nas celebrações de Iom Hashoá, Dia do Holocausto e Bravura. Em nota, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – DCE/UFRGS, manifestou sua solidariedade a toda a comunidade pelo aniversário do Levante do Gueto de Varsóvia, lembrando as mais de 6 milhões de vítimas do holocausto nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

Os representantes do DCE condenaram o anti-semitismo, assim como toda forma de discriminação racial, étnica, de cor, nacionalidade ou religião. Também condenaram todo tipo de manifestação que venha a negar a história, principalmente no que se refere ao Holocausto, triste episódio para toda a humanidade, a exemplo das infelizes manifestações recentes do Presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad.

Segundo o Presidente do DCE/UFRGS, Renan Pretto, esta é a primeira vez que o Diretório presta este tipo de homenagem. “A manifestação partiu de membros da nova gestão do DCE que são judeus. Através deles, tivemos a oportunidade de mostrar a nossa solidariedade”. Renan reforçou que o DCE/UFRGS está de portas abertas, à disposição dos colegas estudantes membros da comunidade judaica gaúcha, para representá-los naquilo que for possível. “Que neste Yom Hashoa as sirenes toquem, seja feito um minuto de silêncio, e que a humanidade jamais se esqueça, para que isso jamais se repita”.


Nota do DCE UFRGS


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – DCE/UFRGS, em razão do Dia do Holocausto (11/04/2010 – 27/Nisan/5.770), vem a público manifestar o que segue:

1- O DCE/UFRGS presta solidariedade a toda comunidade judaica pela celebração do Yom Hashoa (Dia do Holocausto), aniversário do Levante do Gueto de Varsóvia, lembrando as mais de 6 milhões de vítimas do holocausto nazista durante a 2ª Guerra Mundial;

2- Condenamos o anti-semitismo, assim como toda forma de discriminação racial, étnica, de cor, nacionalidade ou religião;

3- Condenamos todo tipo de manifestação que venha a negar a história, principalmente no que se refere ao Holocausto, triste episódio para toda a humanidade, a exemplo das infelizes manifestações recentes do Presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, entre outros.

4- Informamos que o DCE/UFRGS se coloca de portas abertas, à disposição dos colegas estudantes membros da comunidade judaica gaúcha, para representá-los naquilo que for possível.

5- Que neste Yom Hashoa as sirenes toquem, seja feito um minuto de silêncio, e que a humanidade jamais se esqueça, para que isso jamais se repita.

RENAN PRETTO
Presidente do DCE/UFRGS

MARCEL VAN HATTEM
Dir. Relações Institucionais do DCE/UFRGS
Membro do Conselho Universitário da UFRGS – CONSUN

Fonte: http://www.firs.org.br/noticias/dce-da-ufrgs-presta-solidariedade-pela-celebracao-do-dia-do-holocausto.aspx

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: