h1

A situação do Salão de Atos

quarta-feira, 10/02/10

Recebemos o seguinte relato de uma aluna da UFRGS que narra as condições do Salão de Atos da UFRGS durante o último final de semana, em uma cerimônia de formatura:

“A situação em relação ao sistema de ar-condicionado do Salão de Atos da Reitoria chegou ao limite nesse final de semana. Na semana passada, alguns formandos reclamaram do calor afirmando que o ar-condicionado do palco estava estragado, porém, as galerias ainda contavam com a refrigeração. Domingo, 31 de janeiro, o que se constatou é que não havia refrigeração em nenhum ponto do Salão de Atos, causando um mal-estar geral. A reclamação sobre o ar-condicionado era ouvida nos testemunhos de amigos e parentes de formandos assim como até mesmo nos discursos de alguns desses formandos. Estava difícil respirar lá dentro, o ar era pesado, a sensação toda era muito ruim. Não se pode admitir que um momento tão bonito e importante na vida de estudante tenha seu brilho diminuído. É inadmissível que a “melhor universidade do Estado” não tenha um sistema de ar-condicionado que garanta um mínimo conforto dos alunos e seus convidados. A situação não era de conforto, pelo contrário, estava insuportável”.

Certamente está é uma situação lamentável e que deve ser revista pela universidade. O DCE vai pedir providências e resolução do caso ao setor responsável por isso dentro da estrutura da UFRGS. Falando em formaturas, outro assunto que nos inquieta: existe um rumor correndo pela Universidade de que existiria uma proposta que visa extinguir o discursos dos alunos nas cerimônias de formatura. O objetivo seria encurtar o tempo da cerimônia. Caso confirme-se a existência de tal proposta, desde já afirmamos nossa contrariedade à mesma. Trata-se de um ultraje ao direito de expressão do formando, pois este é o momento em que cada aluno pode extravasar tudo o que passou durante toda sua graduação para chegar àquele momento. Este é um direito do aluno e o DCE da UFRGS não permitirá que seja extinto.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: