h1

DCE Livre discute segurança da UFRGS com Comando da Brigada

quarta-feira, 27/01/10

Dirigentes do Diretório Central dos Estudantes, acompanhados do coordenador da Segurança da Universidade, Daniel Augusto Pereira, estiveram hoje reunidos com o Comandante Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Coronel Trindade. O estudante de Administração Renan Artur Pretto, presidente do DCE, frisou a necessidade dos estudantes da UFRGS de terem mais segurança. “Em especial nos arredores dos campi universitários, quando os estudantes chegam e saem das aulas, o número de assaltos é muito grande. Com a proximidade da volta às aulas, um maior policiamento nestas áreas é essencial”, disse ele. Marcel van Hattem, diretor de Relações Institucionais da entidade, também estudante de Administração, reforçou: “Buscar maior apoio da BM para garantir segurança na Universidade é proposta do Movimento Estudantil Liberdade desde 2006. O novo DCE eleito tem esta visão: ao invés de nutrir preconceito pela Polícia Militar como acontecia, estamos mais preocupados com a segurança dos estudantes”.

O Coronel Trindade agradeceu a visita dos estudantes e saudou a eleição da nova gestão: “Fico muito contente em ver que, aquilo que queríamos há tantos anos, finalmente aconteceu: pudemos sentar com uma direção do DCE e dialogar, o que nunca havia sido possível”, disse o Comandante, que, além do filho e da esposa como estudantes da UFRGS, comemorava hoje também a entrada de sua filha Camila, aprovada no Vestibular. “Nos colocamos à disposição de vocês e do coordenador de Segurança da Universidade para trabalhar em conjunto pela segurança do estudante e de toda a comunidade universitária”, concluiu.

Update #1: Atendendo ao pedidos dos colegas da universidade, detalharemos as ações que a Brigada Militar em parceria com o Setor de Segurança da UFRGS pretendem realizar e que o DCE vai cobrar insistemente que seja implementado:

* Integrar o sistema de câmeras existentes na universidade, já existentes no Campus do Vale, ao sistema da Brigada Militar, dando a autoridade policial maior agilidade das ações e possibilidade de identificação de indivíduos suspeitos. O representante da segurança da UFRGS, afirmou que para os próximos meses a universidade estará adquirindo câmeras para instalação nas campus Centro e Saúde.

* O Setor de Segurança da UFRGS vai passar a Brigada Militar o calendário de formaturas para que nessas ocasiões sejam realizadas ações para inibir as ações dos flanelinhas.

*O 11° BPM vai intensificar ações de policiamento nos arredores do campus Centro.

*O DCE pediu uma atenção especial aos arredores do Campus Saúde, mais especificadamente à FABICO, devido ao grande número de alunos daquela faculdade que foram assaltados nos último anos ou tiveram seus veículos furtados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: