h1

Todos ao Congresso!

sexta-feira, 02/10/09

Porto Alegre, 2 de setembro de 2009.

Ao IV Congresso de Estudantes da UFRGS

Saudamos a presença dos delegados, suplentes, palestrantes e observadores do IV Congresso de estudantes da UFRGS. O debate acerca dos rumos da Universidade Publica e do movimento estudantil estará presente de forma emblemática nesses dois dias. O Congresso é uma instância privilegiada de discussão e deliberação dos estudantes da UFRGS. Por isso, a partir das mesas com temas mais gerais mas, principalmente pelos diversos grupos de trabalho (GT’s), esperamos que o debate flua harmoniosamente e que possamos chegar nas resoluções que são mais necessárias para responder devidamente a essa conjuntura, analisando a UFRGS e trabalhando propostas que visem transformá-la.

O tema de chamada nos cartazes e materiais feitos pela Comissão Organizadora, (composta por representantes do DCE e de Centros e Diretórios Acadêmicos)  é referente à ampliação do RU do Vale, visando publicizar os problemas decorrentes da falta de estrutura para o atendimento e conseqüente grande tempo de espera. Tempo esse que cresce a cada dia, já sendo comum esperar mais de 40 minutos na fila, que para os estudantes com pouco tempo entre o estudo, almoço e trabalho, prejudica o seu acesso ao restaurante universitário. A espera também atrapalha as aulas e outras atividades, além do grande incômodo para todos, pelo tempo em pé na fila, muitas vezes na chuva e frio.

O Congresso visa justamente debater acerca dos temas, tanto gerais como particulares dos cursos obtendo, a partir do diálogo, orientações  para as atividades do DCE e movimento estudantil da UFRGS. Por isso esperamos que este IV Congresso seja significativo para os participantes, primando pela qualidade e diversidade, buscando que a UFRGS assuma um caráter público e popular.

Bom congresso!

Comissão Organizadora do

IV Congresso de Estudantes da UFRGS

“Pela ampliação do RU do Vale: eu vô!”

Orientações gerais:

O Congresso será composto de quatro momentos: Mesas, Grupos de Trabalho (GT’s), Assembléia Geral do DCE e Plenária Final.

Veja o que significa cada um deles:

MESAS: Têm como objetivo debater temas mais gerais sobre a Universidade brasileira. É composta por um membro da comissão organizadora e palestrantes convidados. Após a explanação inicial dos integrantes da mesa, os estudantes podem fazer perguntas ou comentários livres sobre o tema.

GRUPOS DE TRABALHO (GT’s): Discussão em grupos menores visando aprofundar o debate sobre temas específicos e formular propostas de resoluções a serem apreciadas pela Plenária Final do Congresso. É composta por um facilitador convidado – que apresentará o tema do grupo; um mediador – que ajudará na condução dos trabalhos; e um relator – que anotará as propostas surgidas e ao final do debate as entregará à Comissão Geral de Sistematização, que organizará a apresentação das propostas à Plenária Final.

ASSEMBLÉIA GERAL: Será um espaço realizado em paralelo ao Congresso, no intervalo entre os GT’s e a Plenária Final, no qual todos os estudantes da UFRGS regularmente matriculados em 2009/2 têm direito à voz e voto. Visa apenas aprovar alterações no estatuto do DCE para adequá-lo ao novo código civil brasileiro, sem mudanças no conteúdo das normas vigentes.

Baixe aqui a Proposta de alteração

Baixe aqui o Estatuto vigente

PLENÁRIA FINAL: Espaço máximo de discussão e deliberação do IV Congresso de Estudantes da UFRGS. São apresentadas ao conjunto dos delegados as propostas surgidas nos GT’s para apreciação, que avaliam e aprovam aquelas que julgarem adequadas.

Quais são os seus direitos?

– Todos os estudantes regularmente matriculados em 2009/2 possuem direito a VOZ e de encaminhamento de propostas ao Congresso;

– Somente os delegados eleitos para representar seus cursos possuem também o direito à VOTO na Plenária Final;

– Os delegados que não participarem de pelo menos dois, dos três momentos de discussão do Congresso propostos (Mesas e GT’s) perderão o direito a voto na Plenária Final;

– Para verificação de presenças será carimbado o verso do crachá na entrada de cada espaço de discussão;

– Os suplentes substituirão os delegados titulares em caso de ausência ou não cumprimento do quesito mínimo de participação em dois espaços;

– Os suplentes também deverão ter seus crachás carimbados em cada espaço de discussão que participarem.

Programação:

Sexta-feira (02/10)

18h30 – Cerimônia de Abertura do CONGRESSO

– Representantes do DCE, ADUFRGS, ASSUFRGS, ANDES e Reitoria.

19h – Mesa 1 – Universidade Brasileira: conjuntura e perspectivas

Debatedores:

– Neida Oliveira (CPERS)

– Bernadete Menezes (ASUFRGS)

– Rodrigo Dantas (ANDES-SN)

Sábado (03/10)

9h – Mesa 2 – Universidade Popular e a Educação Superior no Século XXI

Debatedores:

– Bernardo Corrêa (estudante de Ciências Sociais)

– Luiz Henrique Shuch (Vice-Presidente da ADUFPEL)

– Miguel Stédile (MST)

12h – Almoço

14h – Grupos de Trabalho:

a) Currículos do Ensino Superior; b) Financiamento; c) Pesquisa e Extensão; d) Acesso à Universidade; e) Movimento Estudantil; f) Políticas de Permanência; g) Educação Básica; h) Gênero; i) Orientação Sexual; j) Raça/Etnia.

17h – Assembléia Geral para adequação do Estatuto do DCE ao novo código civil

18h30 – Plenária Final

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito (Campus Centro)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: