h1

Encontro de Mulheres da CONLUTAS

quarta-feira, 23/04/08

Nos dias 19, 20 e 21 de abril aconteceu o Encontro Nacional de Mulheres da Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas), em que o DCE levou suas representantes como observadoras. Foram três dias de muita discussão acerca da opressão à mulher e do machismo. Mulheres de várias localidades do Brasil estiveram presentes, entre elas estudantes, metalúrgicas, operárias têxteis, professoras, jovens trabalhadoras etc, além de companheiros homens que, com direito a voz porém não a voto, contribuíram com as discussões.

 

O encontro foi marcado por uma ampla democracia, com grupos de discussão, plenárias onde todos puderam intervir e levar suas contribuições. O debate acerca do combate a opressão se deu nos marcos do classismo. Ou seja, a questão da opressão da mulher não é uma questão simplesmente de gênero, mas de classe; em que se colocam, de um lado, as trabalhadoras mulheres, jovens, negras, homossexuais, que,como seus companheiros homens são exploradas mas, ainda, oprimidas. De outro, se colocam as mulheres ricas, burguesas, que exploram e reproduzem a opressão sobre as outras.

 

O encontro lançou a proposta de um novo movimento de mulheres impulsionado pela Conlutas, que seja autônomo, classista e combativo. Nós, do DCE, também achamos que tratar a questão da mulher é de suma importância, por isso, temos um GT (grupo de trabalho) especialmente para tratar sobre a opressão e o machismo, mas, mais do que isso,sobre a melhor forma de combatê-lo. Em agosto desse ano, o DCE realizará seu primeiro Encontro de Mulheres. Procuraremos também professores e servidores, pois para nós é imprescindível estar junto às trabalhadoras e trabalhadores que sofrem ainda mais a exploração e a opressão!

 

Então, convocamos a tod@s, para, em agosto, participar e construir esse evento tão importante pra nós!!

 

Vamos à luta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: