h1

Nota do DCE/UFRGS sobre o Ato Público em Defesa da Educação no dia 28 de março de 2008

terça-feira, 01/04/08

Nota do DCE/UFRGS sobre o Ato Público em Defesa da Educação no dia 28 de março de 2008

 

Porto Alegre, 28 de março de 2008

 

Nesta sexta-feira, 28 de março de 2008, completaram 40 anos do brutal assassinato do jovem Edson Luís de Lima Souto durante as manifestações pela reabertura do Restaurante Estudantil Calabouço. Morto a tiros pelos militares que estavam no poder, a data se tornou um símbolo pela liberdade contra a ditadura e pela defesa incondicional de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

Apesar da forte chuva que assolou Porto Alegre na manhã desta sexta os estudantes mantiveram a postura de saudar seu mártir e defender suas bandeiras nas ruas.

Sob o lema: “40 anos depois seguimos nas ruas” o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS, junto aos Grêmios do Julinho e do Instituto de Educação, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Coordenação de Luta dos Estudantes (Conlute) levaram através dessa manifestação a necessidade de investimentos vultuosos para as Universidades, para que estas possam ter em suas salas de aula todos os jovens formados no Ensino Médio. Fomos também às ruas em contraposição ao projeto da governadora Yeda que fechou mais de 100 escolas e que precariza o trabalho docente e a formação dos estudantes.

Os incidentes registrados ao final da passeata que contou com mais de 1500 estudantes não é em si o maior fato do Ato Público. Foram fruto de dois ou três jovens que se incorporaram no decorrer da atividade e não estavam envolvidos no espírito de unidade, de coesão e determinação que possuía a passeata.

A vitalidade demonstrada pelo Movimento Estudantil – mesmo debaixo de muita chuva – para defender o direito a um futuro digno através da Educação, a grande participação e interação do povo de Porto Alegre nos mostram que estamos no caminho certo e o grande sucesso do agora histórico 28 de março de 2008.

Diretório Central dos Estudantes da UFRGS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: