h1

Reitoria da Ufrgs retira convênio Biotecnologia/Aracruz da pauta do Consun

sexta-feira, 21/09/07

Reitoria da Ufrgs retira convênio Biotecnologia/Aracruz da pauta do Consun

A tentativa de convênio da Aracruz com a Ufrgs terá vários capítulos ainda, mas o último deles foi uma surpresa para os integrantes do DCE da Ufrgs, pois a Reitoria retirou o convênio proposto pelo Centro de Biotecnologia da pauta do próximo Consun (Conselho Universitário).
Na sexta-feira, 14 de setembro, véspera da primeira reunião para discutir o convênio e preparar o parecer do pedido de vistas, Cristiano Moreira (estudante de Direito, representante discente e integrante do DCE) foi informado de que o Reitor quer mais tempo para analisar o convênio.

A notícia não trouxe alívio em relação ao assunto, ao contrário trouxe um alerta, pois na mesma reunião do Consun, no próximo dia 28 de setembro outro tema importante estará sendo discutido: o Reuni – projeto de Reforma Universitária do governo Lula. Inclusive, a lógica do Reuni junto a outras medidas provisórias já assinadas pelo governo como a Lei de Inovação Tecnológica vem para incentivar e aprofundar a parceria privada com a Universidade, não como simples parceiros, mas como principal meio de busca de recursos, de sobrevivência das universidades federais.

A tática de adiar um assunto polêmico como o convênio é estratégico, pois seria mais um assunto para mobilizar estudantes, servidores, professores e sociedade organizada. Isto tendo na memória que o outro protocolo de parceria com a mesma empresa proposta pela Faculdade de Agronomia foi barrado no dia 8 de março com a participação de mais de 600 mulheres da Via Campesina.

Ficaremos atentos e mobilizados, a reunião de sexta serviu para definirmos os nossos passos, concluirmos o parecer e buscarmos mais parceiros, dentro (DA’s, estudantes, servidores e professores) e fora da Universidade (movimentos sociais, ONG’s, professores de outras universidades, etc). Mas a tarefa de todos continua sendo o dia 28 de setembro de 2007, dia do início do Congresso dos Estudantes da Ufrgs (Universidade, Para quê? Para quem?) e da reunião do Consun que definirá como a Ufrgs se insere no Prouni. Pois estão ligados diretamente, a privatização da Universidade pública passa pelo Reuni e quem serão os beneficiados serão estas mega empresas. O Reuni é um verdadeiro Monstro e sua cara é o convênio Aracruz. Derrotar um para derrotar o outro.

Eduardo Luís Ruppenthal
DCE Ufrgs/Instinto Coletivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: