h1

Conquistas da OcupAção

terça-feira, 12/06/07

Após quase 48 horas de ocupação, as conquistas foram do tamanho da OcupAção.  Uma mobilização que há anos a UFRGS não presenciava. Durante o período em que estivemos “ocupados” houveram duas Assembléias Gerais, a primeira com quase 500  e a segunda com mais ou menos 300 estudantes. Atos em conjunto com os servidores em Greve, atividades culturais… enfim, os estudantes deram vida à reitoria.

Como definição da primeira Assembléia Geral, foi proibida a entrada de qualquer veículo de comunicação da mídia oficial, sendo todas as  entrevistas ou declarações dadas do lado de fora da reitoria. O memso tratamento não foi dado aos meios de comunicação alternativos, tendo sido veiculada, ao vivo, nossa primeira Assembléia pela rede ABRACO (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias).

Após muita pressão e inclusive barricadas que impediram o funcionamento da reitoria na terça-feira e depois de uma reunião de mais de 4 horas entre a Comissão de negociação tirada em Assembléia Geral, composta por membros do DCE UFRGS, membros do GT de Ações Afirmativas e estudantes de Centros Acadêmicos, a reitoria respondeu positivamente aos principais pontos de nossa pauta.  Os termos do acordo ficaram assim:

Redução em 50% da taxa do vestibular dos candidatos oriundos da escola pública e estendê-la aos candidatos inseridos em futuras medidas de ações afirmativas. Além disso, ampliação do número de isenções totais por meio da inclusão dos candidatos com renda familiar per capta, passando dos atuais R$ 200 para até R$ 350;

Comprometimento com a implementação de ações afirmativas, bem como colocar em pauta no Conselho Universitário a deliberação do projeto que está sendo elaborado por comissão mista CONSUN/CEPE, em tempo de as medidas aprovadas serem adotadas no próximo vestibular.

Definição do mês de julho como prazo para a abertura de licitação para a construção do RU da ESEF, com previsão de conclusão da obra até o final do ano.

Apresentação no mês de julho do corrente, de anteprojeto para a construção de Casa de Estudante do Campus do Vale, conforme consta no Plano de Gestão 2004-2008; criação de GT para estudar o Anteprojeto, com participação discente.

Reafirmação de garantia dos espaços históricos estudantis, como o CECS, o CEABI, o DACOM e a TOCA. Quanto a esta informamos que já foi realizado empenho para compras de material com vista a iniciar-se na próxima semana a obra de recuperação deste espaço. Quanto ao evento da CEFAV, a SAE, junto com a Coordenadoria de Segurança, envidará esforços para a definição de regras que possam garantir sua realização, em trabalho conjunto com a Direção da Faculdade de Agronomia;

Estudo sobre a viabilidade da abertura de vagas na creche da universidade para filhos/as de estudantes.

Efetivação de medidas com vistas à transferência gradativa do ICBS para o Campus Saúde. O que possibilitará a transferência, também gradativa, do Instituto de Artes para seu novo prédio (antigo prédio da Faculdade de Medicina). Concomitantemente, está programada a realização de obras emergenciais no prédio do IA, tais como reforma de elevador e do teatro Tasso Corrêa, bem como a recuperação do prédio do departamento de Arte Dramática.

Criação de Grupo de Trabalho (GT) sob a coordenação do Sistema de Acervos e Arquivos da UFRGS com participação dos departamentos de História e Arquivologia  e membros das entidades representativas dos segmentos da comunidade universitária, objetivando a disponibilização e estudo de documentação referente aos expurgos e perseguições durante o período militar.

Apoio à realização de debates com vistas à ampliação da democracia na universidade.

Além desses pontos a Ocupação tinha como propósito denunciar à toda a sociedade a Reforma Universitária que vem sendo implementada e prestar solidariedade à Ocupação da USP.  Sem dúvida nenhuma, essas conquistas  nos ensinam que a mobilização é a melhor ferramenta para que obtenhamos conquistas.

Parabéns a tod@s @s que estiveram ns atividades!

Fica o recado! Em defesa da Universidade Pública e Popular… Estamos Ocupados!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: