h1

Campanha pela Reestatização da Vale do Rio Doce (Contramola N.º 1)

terça-feira, 13/03/07

Em 1997 a Companhia Vale do Rio Doce foi privatizada. Os argumentos eram os mesmo de sempre: a empresa não dava lucro, era um peso morto que abocanhava parcela importante dos investimentos que poderiam ser direcionados a outras áreas, etc.

O valor da venda foi de 3,3 bilhões de reais. Porém entre 1998 e 2006 a companhia acumulou um lucro de 32 bilhões. Obviamente, uma avaliação dessas não pode ter sido feitacom seriedade. A empresa norte-americana responsável pela avaliação da Vale, a Merryl Lynch, teve participação na compra da empresa. Foi constatado que as reservas minerais foram desconsideradas dentre outras irregularidades.
Para reverter esta situação foi lançada a campanha “A Vale é Nossa” buscando anular esta privatização fraudulenta e recuperar para o controle do povo brasileiro a Vale do Rio Doce e o nosso subsolo. O ano de 2007 será marcado por fortes mobilizações e atividades sobre o tema, culminando na Semana da Pátria em setembro com um Plebiscito Nacional,seguindo os passos do Plebiscito sobre a ALCA e sobre a Dívida Pública ocorridas respectivamente em 2002 e 2001.

É preciso seguir o caminho dos governos e dos povos da Venezuela e da Bolívia e lutar para recuperar o controle sobre os nossos recursos naturais e nossa empresas estratégicas se mobilizando contra os governos que entregam nossas riquezas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: